Já foi o tempo em que crianças e adolescentes não queriam usar aparelhos nos dentes. Atualmente, com suas cores, formas, adesivos e borrachinhas, o aparelho ortodôntico passou a ser considerado um artigo personalizado e caiu no gosto da criançada.
O tratamento ortodôntico é hoje bem mais simples e acessível a todos que buscam alinhar seus dentes. Entretanto, é fundamental que seja realizado por um dentista muito bem preparado e com a preocupação em oferecer primeiramente saúde e funcionalidade à boca, sendo a beleza uma consequência do tratamento bem feito.
Diagnóstico
Antes de iniciar o tratamento é imprescindível fazer um longo estudo das arcadas dentárias, da face e até da postura do paciente. Isso é feito no consultório através do exame clínico e complementado com radiografias, modelos de gesso, fotos e outros exames. Só após o estudo e planejamento do caso é que o dentista propõe o tratamento adequado.
Aparelhos Fixos
O dentista cola em cada dente um braquete, que pode ser de metal ou de porcelana (branca ou transparente). Depois, um fio metálico é encaixado e corre pelos braquetes, conduzindo os dentes para a posição desejada. O tratamento ortodôntico fixo não depende tanto da colaboração do paciente e costuma ser bem controlado pelo dentista.
Aparelhos Móveis
São os mais indicados para as crianças, por atuarem junto à fase de crescimento. Com o aparelho certo é possível gerenciar o desenvolvimento dos ossos da face e ao mesmo tempo reposicionar os dentes. Porém, exige bastante cooperação do paciente para alcançarmos bons resultados.
Alinhadores Estéticos
Os chamados aparelhos invisíveis são a febre do momento. São realmente imperceptíveis e muito confortáveis. São perfeitos para quem não quer ou não pode usar aparelhos fixos, mas, infelizmente, só permitem pequenos movimentos dentários.
Dicas de Ouro
A escolha do aparelho ortodôntico depende do tratamento a ser feito, mas também do perfil de cada um. Bem mais importante do que o tipo de aparelho, é escolher um bom profissional, um lugar que seja de fácil acesso, comparecer às consultas de ativação, seguir as recomendações do seu dentista e caprichar bastante na higiene dos dentes, gengiva e do aparelho em si.
Se ficou alguma dúvida, mande sua pergunta!
Um abraço, Dra. Sandra
Leia também:
Quero Colocar um Piercing!
O piercing já virou tendência e dá aquele charme no visual. Mas antes de colocá-lo na boca, conheça alguns cuidados necessários na escolha do local e analise os riscos à saúde dos seus dentes.
Mau Hálito
Mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema que atinge muitas pessoas e costuma atrapalhar bastante os relacionamentos entre casais, amigos e colegas de trabalho. Entenda suas causas e descubra como é possível acabar com esse problema.
Bruxismo – Sintomas, Causas e Tratamento
O bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes. Ele afeta crianças e adultos e pode acontecer durante o dia ou à noite. A maior queixa costuma ser das pessoas que dormem junto a alguém que range os dentes: “faz um barulho muito alto, parece que vai quebrar os dentes todos”. Conheça um pouco mais sobre este transtorno e o que fazer para evitá-lo.