O bruxismo é o hábito involuntário e inconsciente de apertar ou ranger os dentes. Ele afeta crianças e adultos e pode acontecer durante o dia ou à noite. A maior queixa costuma ser das pessoas que dormem junto a alguém que range os dentes: “faz um barulho muito alto, parece que vai quebrar os dentes todos”.
Principais Sintomas
Como a maioria dos casos acontece durante o sono, é difícil perceber se temos ou não bruxismo, mas alguns sinais podem ajudar no diagnóstico:
- Acordar com dores musculares no rosto ou pescoço, dor de cabeça ou dor nos dentes.
- Sentir dor ao mastigar alimentos mais duros, embora não tenha cárie e nem doenças gengivais.
- Sentir que os dentes estão se desgastando.
- Ter dentes e restaurações quebrando ou soltando com maior frequência.
- Sentir dor, estalos ou deslocamentos da articulação que liga a mandíbula à cabeça.
Causas do Bruxismo
Existem várias, vou falar das principais:
- Genética – estima-se que cerca de 35% das crianças com bruxismo têm membro direto da família com o mesmo problema.
- Obstrução das vias aéreas superiores – alergias, rinite, sinusite, adenóide ou amigdalas hipertrofiadas atrapalham a passagem do ar pelo nariz e isso provoca um aumento da atividade muscular da mandíbula, causando o ranger de dentes. É por isso que nas estações mais frias ou secas, quando o número de alergias, resfriados e viroses aumenta, os relatos de bruxismo também aumentam.
- Refluxo gastroesofágico – a acidez proveniente do estômago também estimula a mandíbula a se movimentar, favorecendo a produção de saliva e aliviando o desconforto do refluxo. Vale lembrar que o refluxo pode ser subclínico, ou seja, sem sintomas.
- Alterações de sono – dormir poucas horas, luzes, barulhos, desconforto, ou qualquer outra coisa que atrapalhe o sono reparativo, favorece o aparecimento do bruxismo. Quem aperta ou range os dentes também não costuma atingir os estados de sono mais profundo, e passa o dia cansado e sonolento.
- Crianças com TDAH têm maior chance de ter bruxismo, provavelmente em função do sono agitado ou do uso de drogas estimulantes, como o metilfenidato.
- Medicações e uso de drogas – O bruxismo pode ser atenuado ou exacerbado com o uso de algumas drogas ou medicações. Por exemplo, anticonvulsionantes e maconha costumam melhorar o transtorno, enquanto que tabaco, metanfetaminas, ecstasy ou cocaína intensificam o ranger de dentes.
- Estresse – A literatura científica relaciona estresse, ansiedade e depressão com o bruxismo diurno, mas não com o noturno. Mas aqui coloco também a minha opinião e vivência clínica: adultos e crianças sob estresse ou com comportamentos e transtornos de ansiedade tendem a ranger e/ou apertar os dentes durante a noite.
Tratamento
- Repensar como podemos diminuir a carga de estresse no dia a dia. Exercícios físicos, ioga, meditação são algumas atividades que regulam o nosso humor e ajudam a superar problemas emocionais.
- Evitar alimentos que exijam muito esforço mastigatório, fora dos horários de refeição, como chicletes ou balas macias. Evitar também mordiscar palitos, lápis ou outros objetos.
- Para o bruxismo diurno, podemos espalhar pequenos bilhetes pela casa ou no trabalho, como lembretes para parar de apertar/ranger os dentes. Quem curte tecnologia pode utilizar um aplicativo criado por dentistas chamado Desencoste.
- Para o bruxismo do sono o tratamento dependerá da(s) causa(s) específica(s), e poderá envolver o otorrino, pediatra, gastro, psicólogo, psiquiatra, de acordo com a causa de cada indivíduo.
- O papel do dentista será de avaliar a oclusão e verificar se existe alguma restauração mais alta, ou alguma interferência entre os dentes que possa estar atrapalhando a mastigação.
- Quando for necessário, deve-se confeccionar uma placa de bruxismo miorelaxante para os dentes. Feita geralmente de acrílico, a placa não trata o transtorno, mas alivia a dor muscular e protege os dentes.
- Crianças pequenas, até 5 anos, dificilmente precisam de placa. O desgaste nos dentes de leite não traz prejuízo, não causa dor e costuma ser visto como favorável pelos Ortodontistas. O impacto estético e o barulho do ranger costuma incomodar os pais, que precisam ser orientados e acalmados. Entretanto, por volta dos 6 anos nascem os dentes permanentes e a confecção da placa pode ser indicada.
Espero que tenha ajudado!
Um grande abraço,
Dra. Sandra
Leia também:
Quero Colocar um Piercing!
O piercing já virou tendência e dá aquele charme no visual. Mas antes de colocá-lo na boca, conheça alguns cuidados necessários na escolha do local e analise os riscos à saúde dos seus dentes.
Mau Hálito
Mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema que atinge muitas pessoas e costuma atrapalhar bastante os relacionamentos entre casais, amigos e colegas de trabalho. Entenda suas causas e descubra como é possível acabar com esse problema.
Aparelho Ortodôntico – Descubra Qual o Melhor Modelo Para Você
O tratamento ortodôntico é hoje bem mais simples, acessível e pode ser feito em todas as idades. Saiba mais sobre os tipos de aparelhos, modelos e cores e conquiste o sorriso dos seus sonhos!