Um dos tipos de piercing mais utilizados atualmente são aqueles que envolvem a região da boca, especialmente a língua e os lábios.

Como muitas vezes são realizados em ambientes desprovidos de higiene e por pessoas desqualificadas, é preciso procurar orientação correta para os cuidados na hora da sua colocação.

Contraindicações

Em primeiro lugar, é preciso saber que nem todo mundo pode colocar um piercing. Não se recomenda o uso em pessoas com alterações cardíacas, diabetes, alergia a metais, epilepsia e infecções no corpo ou na boca. Nestes casos as chances de complicações aumentam bastante.

Além disso, pouca gente sabe, mas piercings de língua e lábios podem levar a sérias alterações na boca: fraturas nos dentes, separação dos dentes anteriores, criação de hábitos de sucção, alterações da fala, retrações da gengiva, espessamento e fissura na língua. Particularmente, acho alguns modelos de piercings muito bacanas, mas seus riscos na boca me forçam a não indicá-los em língua e lábios, já que muitas das sequelas são irreversíveis.

Dicas de Segurança

Dadas as informações, se ainda assim decidir por colocar um piercing na boca, aqui vão alguns cuidados:

– Procurar um local habilitado pela vigilância sanitária.

– Estar em bom estado de saúde e com as vacinas para tétano e hepatite B em dia.

– Utilizar sempre peças de qualidade (titânio, aço cirúrgico).

– Evitar a colocação em áreas muito sensíveis.

– Evitar colocar próximo a dentes com grandes reconstruções.

– Menores de 18 anos devem ter autorização por escrito dos pais.

Estes pequenos cuidados evitam o surgimento de infecções, dor, hemorragia ou outras complicações. E qualquer dúvida procure seu dentista para maiores recomendações.

Um abraço!

Dra. Sandra

Leia também:

Mau Hálito

Mau Hálito

Mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema que atinge muitas pessoas e costuma atrapalhar bastante os relacionamentos entre casais, amigos e colegas de trabalho. Entenda suas causas e descubra como é possível acabar com esse problema.

Bruxismo – Sintomas, Causas e Tratamento

Bruxismo – Sintomas, Causas e Tratamento

O bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes. Ele afeta crianças e adultos e pode acontecer durante o dia ou à noite. A maior queixa costuma ser das pessoas que dormem junto a alguém que range os dentes: “faz um barulho muito alto, parece que vai quebrar os dentes todos”. Conheça um pouco mais sobre este transtorno e o que fazer para evitá-lo.

Clique um dos ícones abaixo e me siga na sua rede social favorita:

Pin It on Pinterest

Share This